Funcionalidade e vantagens…
Um elevador bem instalado, moderno e com a manutenção em dia trás diversos benefícios tanto para a administração do local onde ele está instalado quanto para os usuários, entre eles podemos citar:
- Valorização do imóvel,
- Comodidade e conforto absoluto para quem têm a mobilidade afetada momentaneamente ou permanente (cadeirantes, idosos e etc.),
- Com resultado estético impecável, se incorporam facilmente ao layout do imóvel,
- Irá facilitar a locomoção com o avanço da idade,
- São seguros e muito econômicos.
O Design…
Diversos modelos possuem acabamentos elegantes e que acompanham os materiais usados no restante do local. Então, é possível ter elevadores na cor original do inox ou com pintura, piso de mármore ou granito, iluminação especial, espelhos nas paredes e no teto, entre outros detalhes.
Serviços que realizamos
Além de fornecermos o serviço da montagem dos elevadores também trabalhamos na manutenção funcional e estética dos mesmos.
-
+ Manutenção preventiva
Como o nome mesmo já diz, a manutenção preventiva dos elevadores é um monitoramento que é feito todo mês para avaliar e conservar os equipamentos, para que ele funcione em condições boas de quando foi instalado.
Ela é diferente da manutenção corretiva, porque o seu foco é prever futuros problemas e minimizá-los com medida prévia a qualquer dano, enquanto a corretiva só é acionada quando o problema já ocorreu.
Os desgastes ocorrem de formas naturais com o tempo nos elevadores e, portanto, precisam ser reparados para que nenhum dano fatal venha acontecer.
Dessa forma, é extremamente importante que todo transporte vertical tenha uma manutenção preventiva de qualidade para garantir a segurança de todos os passageiros e conservar o bom funcionamento do equipamento.
-
+ Assistência com cobertura de peças
Essa segunda opção de manutenção, já é incluso no contrato a cobertura de peças, caso haja futuramente a necessidade de ser trocada.
Nesse caso, se houver algum defeito ou constatação de necessidade durante a manutenção em elevadores mensal, há a cobertura sem nenhum custo adicional.
-
+ Assistência sem cobertura de peças
Embora seja uma opção mais barata que não inclui a cobertura de peças, consiste em apenas serviços de checagens, regulagens, lubrificação e manutenção de elevador com o objetivo de certificar que não há nenhum problema com o funcionamento, garantindo que ele está em plenas condições de operar.
Porém, se durante a vistoria for identificado a necessidade de algum reparo, as peças serão compradas a parte.
Esse tipo de assistência tem um custo menor ao mês, porque não inclui a troca de equipamento.
-
+ Modernização de Elevadores
A modernização do elevador é extremamente importante para a segurança e qualidade de vida das pessoas que o utilizam.
A modernização dos elevadores consiste na tomada de procedimentos de restauração e substituição de peças técnicas e estéticas de um elevador antigo por um mais moderno. Desde 2008, a NBR 15.597 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é a norma referente a modernização dos elevadores que determina a troca dessas peças para modelos mais atuais.
Parte do elevador que exige mais atenção para modernização
Existem diversos modelos de elevadores, sendo que cada um possui suas peculiaridades. Dessa maneira, a modernização pode variar de elevador para elevador. Os elevadores mais antigos possuem sistemas menos tecnológicos quando comparados aos elevadores dos dias atuais.
Geralmente, a parte técnica que mais precisa ser modernizada no elevador é o quadro de comando. E, quanto a parte estética geralmente é fazer a substituição dos componentes internos da cabine,
Vantagens de modernizar o elevador
As principais vantagens, como dito anteriormente, é garantir mais conforto e segurança. Além disso, outras vantagens também podem ser consideradas, como:
Economia de energia elétrica: Quando é feita a modernização, a máquina de tração pode ser substituída por uma mais moderna. Os quadros de comando utilizam componentes eletrônicos modernos e acionam a máquina de tração com menos gasto de energia. Além disso, as lâmpadas podem ser substituídas por lâmpadas de LED com sensores de movimento, ajudando na redução de energia.
Conforto aos passageiros: É comum nos elevadores mais antigos acontecerem solavancos e paradas irregulares entre andares. Porém, com sistemas mais modernos existentes, é possível evitar essas situações com melhorias em relação a velocidade e distância entre os andares.
Melhora no tráfego: Em horários que mais possuem tráfego de pessoas, como os horários de picos, podem acontecer filas de espera no elevador. Mas, fazendo a modernização nos elevadores, situações assim podem ser evitadas. Nos edifícios com um ou dois elevadores é possível substituir os sistemas mecânicos por eletroeletrônicos, além da instalação de softwares de controle, que melhoram a performance dos equipamentos. Dessa maneira, podemos evitar que o elevador volte até o térreo para subir novamente ao andar desejado.
Aumenta a acessibilidade: Ter acessibilidade nos elevadores é obrigatório por lei federal 10.098/2000. Contudo, através das modernizações dos elevadores é possível instalar e melhorar componentes que facilitam a vida das pessoas portadoras de algum tipo de deficiência.
Portanto, é muito importante fazer a modernização dos equipamentos, tanto da parte técnica, quanto da parte estética dos elevadores. Muitos edifícios deixam de fazer uma modernização por causa do valor gasto, mas é interessante lembrar que não é um gasto, mas sim, um investimento que trará além do conforto dos passageiros, uma maior segurança.