Com a pandemia do novo coronavírus no Brasil, novas formas de convivência e de utilização de ambientes foram adotadas pela sociedade. Dentre elas, o transporte vertical, ou seja, os elevadores.
Além disso, os elevadores estão presentes nos prédios residenciais e comerciais, e assim como qualquer outro meio de transporte, são considerados ambientes com alto índice de contaminação, haja vista que é um lugar de aglomeração de pessoas.
Por ser um ambiente consideravelmente menor, um simples espirro, uma tosse ou até mesmo uma mão mal lavada apertando nos botões do elevador poderão disseminar o vírus e contaminar os demais passageiros que o utilizarão. Portanto, assim como nos demais ambientes, qualquer pessoa que fizer uso do elevador deverá tomar as devidas precauções.
Algumas orientações básicas para utilizar o elevador, segundo a Abeel (Associação Brasileira das Empresas de Elevadores são):
1- Procure evitar o uso do elevador quando estiver cheio, espere a próxima viagem;
2- Caso precise descer 2 andares ou subir 1 andar, vá pelas escadas. Evite o elevador;
3- Acione o botão de chamada de pavimento e o botão de cabine com o auxílio de um lenço de papel descartável, caso não necessite de biometria;
4- As portas de pavimento do tipo Eixo Vertical, ou seja, aquelas que são necessárias puxar com a mão para entrar e empurrar para sair da cabine, faça também com o uso de um lenço de papel descartável;
5- Ao viajar no elevador evite encostar nas paredes da cabine;
6- Se possível, no intervalo de 2 horas, dependendo do fluxo de pessoas que circulam pelo elevador, efetuar a higienização do interior da cabine. Cuidado para não aplicar diretamente o produto sobre as peças como botões, visores, indicadores de posição, subteto, etc, pois o produto de higienização pode atacar as peças como acrílicos e plásticos. Umedeça o pano no produto e passe suavemente sobre as partes do elevador. Nunca utilize produtos abrasivos e esponjas de aço para não riscar os componentes.
7- A mesma recomendação acima vale para os botões e puxadores de porta que ficam no pavimento. Dessa forma, você estará contribuindo para a não propagação do Coronavírus (COVID-19)
Além disso, é extremamente importante que utilize sempre a máscara facial e o álcool nas mãos antes de entrar ou sair do elevador.