Hoje em dia, nós sabemos que um dos transportes verticais, mais conhecido como elevador é tão importante na vida dos passageiros assim como qualquer outro meio de transporte, por exemplo: carro, metrô, dentre outros.
O elevador já foi considerado o meio de transporte mais seguro que existe. Segundo o jornal LA Times, a chance de um acidente fatal no elevador é de 0,00000015% por viagem.
Entretanto, seu surgimento foi nos anos de 1500 a.C, uma vez que os egípcios já utilizavam rudimentares elevadores para elevarem as águas do rio Nilo bem como as pirâmides, através de tração animal e humano. Com a Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, as formas de tração foram sendo substituídas pela energia a vapor e mais tarde pela eletricidade.
Esses primeiros elevadores eram abertos e não fechados e permitiam que o carro se movesse verticalmente. Contudo, só depois da Revolução, com a criação da máquina a vapor que se tornou possível a construção dos elevadores fixos para transportarem materiais e, principalmente, os passageiros.
O primeiro elevador para a locomoção de passageiros foi criado em 1853. Até então, era usado somente para o a transportação de cargas e materiais de construção da época.
Sua velocidade era muito lenta, para que um elevador saísse do térreo e fosse até o oitavo andar de um prédio, levava em média 2 minutos. Atualmente, alguns elevadores são capazes de atingir a velocidade de 550m/min, isso quer dizer que os elevadores atuais são pelo menos 45 vezes mais rápidos que o primeiro elevador da história.
No Brasil, os elevadores começaram a serem fabricados no ano de 1918. Sua locomoção dependia do giro de uma manivela que possibilitava o subir e o descer, sem contar que as portas eram abertas e fechadas manualmente. Hoje em dia, os elevadores contam com modernos sistemas, que possibilitam grande conforto e segurança aos usuários.